Empresa consultada pelo governo do estado cita praias como ponto forte.
Consultora diz que estado precisa diversificar investimento e sair do litoral.
A empresa contratada pelo governo do Ceará para traçar planos de desenvolvimentos do turismo sugere que o estado invista em outras áreas além do litoral, conhecido pelas praias que agradam turistas do Brasil e do mundo. “É preciso investir na existência de outros ecossistemas: serras, toda a parte de chapadas, o Cariri [região Sul do Ceará]… não existe esse conhecimento. Então é uma oportunidade muito grande para diversificar o produto”, diz Patrícia Servilha, diretora técnica do projeto de desenvolvimento do turismo.
De acordo com a Secretaria de Turismo do Ceará, a principal rota turística são as cidades litorâneas. Em palestra realizada pela empresa contratada pelo estado, o litoral é citado como um dos “pontos fortes” do turismo. Um ponto citado como negativo são as demais regiões do estado e a opção de hotéis considerada “pequena” na Grande Fortaleza e litoral do Ceará.
De acordo com a Secretaria de Turismo, a cadeia turística rendeu ao estado em 2011 R$ 4,2 bilhões, valor que representa 11{a83dbfc36255495a229e9a7de6bbeb5e3fd8a518c3f19644ba1c6c1e9fdeeb95} do produto interno bruto (PIB) do Ceará. O secretário do Turismo do Ceará, Bismark Maia, diz ainda que foram investidos cerca de R$ 1 bilhão nos último seis anos para fomentar o turismo no estado.
Com o investimento, foram construídos empreendimentos como o Centro de Eventos do Ceará, o início das obras do Acquario Oceânico, o aeroporto de Jericoacoara e a duplicação de estradas que ligam cidades do litoral do estado. “Isso é uma sinalização que o estado está dando para o setor privado, ou seja, invista no turismo que terá resultado”, diz Bismark.