O Diferencial da Cidade há 23 anos
O Diferencial da Cidade há 23 anos

Quem não votou no 1° turno pode votar normalmente no 2°

Para justificar a ausência sem pagamento de multa, o eleitor tem o prazo de 60 dias, contados a partir do dia da eleição, para apresentar a justificativa ao Cartório Eleitoral

O eleitor que não votou e nem justificou a sua ausência no primeiro turno das eleições, realizado no último dia 3, poderá votar normalmente no segundo turno, no dia 31 de outubro. Porém, o eleitor deve ficar atento, pois a participação no segundo turno não o isenta de justificar a sua ausência no primeiro.

“O segundo turno é uma nova eleição”, explica o chefe da Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE), Romaico Carvalho. Portanto a ausência no primeiro turno não impede que o eleitor esteja apto a votar no segundo. Mas, quem deixar de votar em três oportunidades consecutivas terá o título cancelado. Mas o eleitor que completou sua terceira eleição sem votar no segundo turno ainda não estará em situação irregular no segundo turno.

Para ficar quite com a Justiça Eleitoral, quem não votou nem justificou a ausência tem o prazo de 60 dias para comparecer ao Cartório Eleitoral onde é inscrito e explicar o motivo da ausência, sem pagar multa.

Para o segundo turno, o TRE-CE informou que todos os locais de votação permanecerão os mesmos do primeiro turno. Para os eleitores que estiverem fora do seu domicílio eleitoral, a justificativa pode ser feita no próprio dia da eleição em qualquer seção eleitoral. Haverá ainda seis locais em Fortaleza exclusivos para quem irá votar em trânsito, sendo quatro em Fortaleza, um em Jericoacoara e um no município de Aquiraz. Mas só terá direito a votar em trânsito quem se cadastrou até agosto.

Como no Ceará haverá segundo turno apenas para disputa à Presidência, a expectativa do TRE-CE é que a votação seja “mais tranqüila e menos demorada” em relação ao primeiro turno, disse Romaico. A votação será realizada das 8 às 17 horas, no horário local. E, para votar, assim como no primeiro turno, basta apresentar um documento oficial com foto.

SERVIÇO

O eleitor que não votou nem justificou a ausência tem o prazo de 60 dias, contados a partir do dia da falta, para comparecer ao Cartório Eleitoral onde é inscrito e explicar a falta sem o pagamento de multa.

Para consultar o local de votação, basta acessar o site do TSE (em www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/ consultaNome.htm).

Mais informações pelo disque eleições do TRE-CE, telefone: 148

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.