O Diferencial da Cidade há 23 anos
O Diferencial da Cidade há 23 anos

Índios protestam e interditam trecho de rodovia

Índios Tapeba realizam protesto nesta segunda-feira (02) na BR 222, na Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Os indígenas, vestidos com cocar, pintados, portando lanças, tacapes e chocalhos, fizeram uma barreira com um trator, duas carroças e alguns pedaços de madeira.

A manifestação é pacífica, e protesta pela demolição de todas as 10 casas da Aldeia do Sobradinho. Cerca de 17 comunidades indígenas Tapeba estão no trecho interditado, em solidariedade aos moradores da aldeia demolida.

Apesar da interdição, o trânsito flui de forma tranquila no trecho. A Polícia Rodoviária Federal está no local orientando os motoristas a pegarem vias alternativas.

A liderança da Associação das Comunidades dos Índios Tapebas de Caucaia afirmou que o bloqueio será finalizado às 17h desta segunda-feira, no entanto, outros protestos como o de hoje podem acontecer ao longo da semana, dependendo do posicionamento da Funai em relação às reivindicações.

Representantes da Defensoria Pública do Estado e do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza estiveram no local acompanhando o movimento, e afirmaram que irão investigar os acontecimentos.

Demolição

No último dia 22, a Justiça determinou a demolição das 10 casas erguidas no terreno e a reintegração da posse a um proprietário particular. A Fundação Nacional do Índio (Funai) afirma, entretanto, que a terra já havia sido identificada e é reivindicada, por isso, não poderia haver a ordem de demolição.

Os índios reivindicam a publicação pela Funai do Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Tapeba no Diário Oficial, além da reconstrução de todas as casas demolidas durante a ação do último dia 22.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.