O Diferencial da Cidade há 23 anos
O Diferencial da Cidade há 23 anos

Curiosidade Aquiraz, a primeira capital do Ceará

Aquiraz, a primeira capital do Ceará - Parque Engenhoca

Quem já veio ao Parque Engenhoca deve ter visto algumas das belezas e aspectos culturais do município de Aquiraz. O que muita gente não sabe, é que Aquiraz foi aprimeira capital do Ceará.

O município sempre esteve muito ligado à cultura indígena. As influências podem ser vistas por todo o lado na região, inclusive no nome, que vem da língua tupi-guarani e significa “Água logo adiante”. Aquiraz, que iniciou como uma vila, foi criada em 1699, mas só foi construída em 1713, sendo a capital da capitania de Siará-Grande até 1726. Depois dessa data, a capital passou a ser Fortaleza.

A área começou a ser colonizada com a chegada dos jesuítas que passaram a catequizar os índios, e militares que vieram fazer a proteção do território. E, desde então, a cultura europeia e a africana começaram a se misturar com a indígena e criar uma cultura nova e característica da região até hoje.

Aquiraz, a primeira capital do Ceará - Parque Engenhoca

Muitas construções que existem ainda hoje na cidade são desta época. A maioria se encontra próxima à praça Cônego Araripe, o centro do município. Entre essas obras está a Igreja Matriz de São José de Ribamar, que fica na frente do Parque Engenhoca. Aliás, São José do Ribamar é o padroeiro de Aquiraz devido a uma curiosa história que é repassada há muitos anos.

Dizem que a estátua de São José de Ribamar foi encontrada em uma praia da região por pescadores. Tentaram levar a estátua para outro povoado e colocá-la em uma igreja, sendo que ela era tão pesada que nem mesmo uma carroça puxada por bois conseguia movê-la. Até que, em um momento, decidiram manter a estátua na região e construir um templo para ela. A partir disso, dizem que a estátua ficou tão leve que uma pessoa sozinha conseguiu movê-la.

Desde então, a estátua do “São José de Botas”, como é conhecida popularmente, está exposta na igreja matriz. O santo tem tanta influência na região, que a cidade passou mais de 200 anos, entre 1710 e 1915, sendo nomeada de São José de Ribamar do Aquiraz.

Aquiraz, a primeira capital do Ceará - Parque Engenhoca

Da próxima vez que vier visitar o Parque Engenhoca, aproveite para conhecer um pouco mais da história da cidade.

Fonte: 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.