O Diferencial da Cidade há 23 anos
O Diferencial da Cidade há 23 anos

Ceará precisa investir no turismo de forma diversificada, diz empresa

Empresa consultada pelo governo do estado cita praias como ponto forte.
Consultora diz que estado precisa diversificar investimento e sair do litoral.

A empresa contratada pelo governo do Ceará para traçar planos de desenvolvimentos do turismo sugere que o estado invista em outras áreas além do litoral, conhecido pelas praias que agradam turistas do Brasil e do mundo. “É preciso investir na existência de outros ecossistemas: serras, toda a parte de chapadas, o Cariri [região Sul do Ceará]… não existe esse conhecimento. Então é uma oportunidade muito grande para diversificar o produto”, diz Patrícia Servilha, diretora técnica do projeto de desenvolvimento do turismo.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Ceará, a principal rota turística são as cidades litorâneas. Em palestra realizada pela empresa contratada pelo estado, o litoral é citado como um dos “pontos fortes” do turismo. Um ponto citado como negativo são as demais regiões do estado e a opção de hotéis considerada “pequena” na Grande Fortaleza e litoral do Ceará.

De acordo com a Secretaria de Turismo, a cadeia turística rendeu ao estado em 2011 R$ 4,2 bilhões, valor que representa 11{a83dbfc36255495a229e9a7de6bbeb5e3fd8a518c3f19644ba1c6c1e9fdeeb95} do produto interno bruto (PIB) do Ceará. O secretário do Turismo do Ceará, Bismark Maia, diz ainda que foram investidos cerca de R$ 1 bilhão nos último seis anos para fomentar o turismo no estado.

Com o investimento, foram construídos empreendimentos como o Centro de Eventos do Ceará, o início das obras do Acquario Oceânico, o aeroporto de Jericoacoara e a duplicação de estradas que ligam cidades do litoral do estado. “Isso é uma sinalização que o estado está dando para o setor privado, ou seja, invista no turismo que terá resultado”, diz Bismark.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.