O Diferencial da Cidade há 23 anos
O Diferencial da Cidade há 23 anos

Aquiraz pode ter área especial para tráfego de carros na praia

O município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, pode ser o primeiro no Ceará a criar uma área delimitada para a circulação de veículos na área de praia. O promotor de Justiça de Infância e Juventude de Aquiraz, Francisco de Assis Marinho, realizou ontem uma reunião com representantes de locadoras de quadriciclos e pilotos de carros 4×4 para elaborar uma proposta de organização do trânsito desses veículos no litoral.

A reunião teve acompanhamento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e os resultados da discussão foram apresentados ao prefeito de Aquiraz. A criação dessa área depende da aprovação da Prefeitura e do processo de municipalização do trânsito na cidade.

Segundo o prefeito Edson Sá, até o final de setembro deve ser realizado concurso para a Guarda Civil Municipal. Um terço dos 60 agentes vão fazer a fiscalização do trânsito, inclusive nas praias. Mesmo sem estabelecer prazos, ele acredita que é possível que a faixa de circulação na praia seja instalada até o fim deste ano. Quem vai fazer o mapa de sugestão a ser avaliado pela Prefeitura é o grupo de pilotos de 4×4. Williams Citó, representante do grupo, afirmou que o interesse dos esportistas é ter uma trilha disponível para o treino.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é proibido o trânsito de qualquer tipo de veículo na área da praia onde circulam os banhistas. “O principal foco da fiscalização nas praias é a segurança dos banhistas. Como não há sinalização nem separação de faixas, o trânsito é proibido para qualquer tipo de veículo”, esclarece Luiz Marcelo Mota, procurador do Detran.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.