O Diferencial da Cidade há 23 anos
O Diferencial da Cidade há 23 anos

Aplicativos permitem pagar contas via celular

Já pensou em pagar suas contas com a maior segurança sem precisar sair de casa? Agora você vai pensar que muita gente já faz isso através da internet, mas pagar boletos bancários pelo celular é uma opção prática e pouco conhecida. Dentre as várias opções encontradas nos aplicativos que geralmente levam o próprio nome do banco, como o Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander, a alternativa “pagamento de contas” ainda é a pouco explorada.

Embora o Brasil possua um futuro promissor nas novas tecnologias na área da telefonia, o brasileiro ainda não confia no pagamento de contas pelo celular, segundo pesquisa feita pela Fundação Procon-SP. A transmissão de dados e senhas pessoais no âmbito virtual gera desconforto, principalmente àqueles que não estão acostumados com a tecnologia, mas, mesmo assim, procuram seguir as tendências da modernização. “Tenho diversos aplicativos no meu Android, mas confesso que não teria coragem de expor dados e senhas no meu aparelho. Prefiro fazer pagamentos na forma tradicional”, confessa Diego Gibson, estudante de odontologia, que prefere se deslocar até o banco ou a uma casa lotérica mais próxima na hora de fazer seus pagamentos.

Por outro lado, quem já foi vítima de assaltos ou teve o cartão clonado sabe bem a utilidade que esse aplicativo possui. O gerente de contas Daniel Aguiar, explica que já passou por essa situação e que hoje prefere pagar suas faturas da forma mais cômoda e prática possível. “Evito bancos e hoje faço quase tudo pela internet. Além de confiar no sistema de proteção dos aparelhos Apple, creio que ainda existem mais ameaças em relação aos computadores do que aos celulares. Mas a tendência é que estes passem a ser mais visualizados pelos hackers”, diz Daniel Aguiar, que também é formado em telemática. “É bom para mim, enquanto pessoa física, e melhor ainda para o cliente corporativo, que se ausenta menos da empresa e perde menos tempo”, conclui.

Procedimento

Após baixar o aplicativo do banco de sua preferência, você precisa habilitar seu dispositivo móvel através de um caixa eletrônico ou computador que já seja cadastrado no serviço de internet banking da instituição. Depois é só procurar a opção “Pagamento de contas”, digitar sua senha bancária para internet e a chave de segurança (ambas fornecidas pelo banco, neste caso, o Bradesco), e posicionar a fatura à frente da câmera do dispositivo, que faz a vez de um leitor de código de barras, e confirmar o pagamento.

Os aplicativos geralmente são gratuitos e não cobram pelo acesso ao serviço. Além de pagar seus boletos bancários, contas de luz, água, telefone etc, você também pode fazer transferências, localizar agências e caixas eletrônicos mais próximos e consultar saldos e extratos. O comprovante do pagamento pode ser obtido através da agência ou do internet banking.

Proteção

Para sua segurança, todas as informações são codificadas e criptografadas no aparelho e abertas somente no sistema do banco. Nenhum dado fica armazenado no seu celular. Em caso de roubo, o ladrão teria que ter conhecimento em dados como agência, número da conta, senha e chave de segurança, já que essas informações não ficam salvas.

É claro que as ameaças nas redes sempre vão existir. Conforme os celulares vão ficando mais inteligentes, eles vão se tornando mais semelhantes aos computadores – e menos aos telefones. Portanto, esses dispositivos poderão estar mais sujeitos aos ataques de crackers, os hackers mal intencionados.

Você deve proteger seu celular da mesma forma que protege seu computador de mesa. Um aparelho desprotegido e operado com descuido pode resultar em invasões. Além de roubar seus dados, um cracker pode ouvir suas chamadas, ler suas mensagens, acompanhar suas atividades na internet, apontar sua localização geográfica e ainda tirar fotos com a câmera do aparelho. Confira no quadro ao lado as dicas de como usar seu aparelho de uma forma segura.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1155281

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + treze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.